Ciclo Total de Vida das Instalações

160928 - Ciclo total de vida

É sabido que muitas instalações em áreas classificadas são falhas, não garantindo a segurança durante seu ciclo total de vida, pois falta conhecimento sobre a necessidade da classificação de áreas, os equipamentos e seus tipos de proteções, instalação correta dos equipamentos, inspeções e manutenções. Assim, é necessário o treinamento de pessoas em todas as atividades dentro do ciclo total de vida das instalações elétricas “Ex”. Com relação aos produtos, é necessário que a manutenção e conservação sejam efetuadas conforme orientações do fabricante.

Sob o ponto de vista de segurança industrial, pode ser verificado que somente a certificação dos equipamentos “Ex” não é suficiente para garantir a segurança das instalações em atmosferas explosivas, nem das pessoas que nelas trabalham. Este fato pode ser verificado levando em consideração a grande quantidade de não conformidades que são encontradas nas inspeções das instalações “Ex” existentes e os graves acidentes e explosões que ocorrem neste tipo de instalações.

Fazendo-se uma analogia com uma “corrente”, onde a resistência do conjunto é determinada pelo seu elo mais fraco, a segurança de instalações elétricas, de instrumentação ou mecânicas em atmosferas explosivas depende também da correta realização dos serviços de projeto, montagem, inspeção, manutenção e reparos, dos quais depende também a devida competência dos executantes e pessoas responsáveis pela execução destas atividades “Ex”.

 

Fonte: Revista Lumiere – Agosto/2016