Hora de mostrar o que sabe

capa 2

A UL do Brasil é o primeiro organismo da América Latina a ser acreditado pelo IECEx para promover a certificação de competências pessoais no segmento ‘Ex’. O IECEx é o sistema de avaliação da conformidade em atmosferas explosivas mantido pela IEC (International Electrotechinical Commission). Mais do que representar uma importante conquista para a empresa, esse reconhecimento irá estimular a capacitação de especialistas no País, contribuindo desta forma para o aumento da segurança no setor.

Eduardo Galera, líder de engenharia para a área de Energy & Power Technologies da UL do Brasil, destaca que a certificação de pessoas está inserida no ciclo de vida das instalações elétricas em atmosferas explosivas, pois, em conjunto com a tradicional certificação de equipamentos, propõe a elevação do nível de segurança nesses ambientes. “A certificação apenas dos equipamentos não é suficiente para garantir a segurança das instalações Ex e nem das pessoas que nelas trabalham. Assim, a UL identificou esta necessidade, e por já participar do esquema IECEx no Brasil, decidiu obter esta acreditação de forma a oferecer a certificação aos profissionais da área de Óleos e Gás no Brasil e na América Latina”, relata.

O objetivo do IECEx é a certificação de empresas de prestação de serviços Ex, de competências pessoais Ex e também equipamentos Ex. “Todos os sistemas de certificação Ex do IECEx têm como característica principal o fato de serem baseados exclusivamente em normas técnicas internacionais da IEC ou da ISO”, complementa Bulgarelli. De acordo com Eduardo, a certificação de competências pessoais demonstra que o profissional em questão passou por avaliação e possui competência na área. “Ele estará demonstrando que tem conhecimento e pode ajudar a elevar o nível das instalações, pois estará provendo o serviço de uma maneira que atenda aos requisitos de uma área classificada. Vemos, também, uma potencial redução na supervisão desta pessoa, uma vez que ela possui tal qualificação para executar um serviço, e consequentemente, provê maior confiabilidade e segurança nos serviços executados em instalações Ex”, comenta.

Em tese, um profissional que possua a certificação de competências pessoais no segmento Ex pode atuar em empresas da área de Óleos e Gás de diversos pontos do planeta. “A pessoa ganha visibilidade internacional, podendo trabalhar em qualquer país que utilize o sistema IECEx – claro, levando em consideração as leis trabalhistas locais -, pois seu certificado estará disponível globalmente através do site do IECEx”, informa Eduardo.

Fonte: Revista Potência, edição 127, página 64 e 65.